sábado, 22 de novembro de 2014

FROM THE TOP OF THE EMPIRE STATE BUILDING ou FROM THE TOP OF THE ROCK?

Estar em Nova York e sentir a vibração da Big Apple em tempo real é incrível, mas ver Nova York praticamente inteira do topo dos dois arranha-céus ícones da cidade, aí galera me faltam adjetivos para expressar a sensação. Se alguém me perguntar qual deles apresenta a vista mais impactante, sinceramente não conseguiria dizer, afinal de contas, não existe melhor ângulo, pois NY é SURREAL em todos os ângulos! (palavras de uma NYC lover). O fato é que NY é uma explosão de acontecimentos e apresenta uma infinidade de lugares turísticos, consequentemente, muitas vezes os viajantes precisam fazer escolhas difíceis e abrir mão de certos passeios, seja por motivos de falta tempo, meteorologia, valores, enfim... Acontece...


Eu visitei os dois arranha-céus e confesso que ambos ganharam meu coração em proporções iguais, mas reconheço também que cada um apresenta suas particularidades, que devem ser destacadas. Entretanto, uma coisa é certa, prepare-se para uma das vistas mais lindas da sua vida, porém, você deve estar preparado também para enfrentar uma certa multidão, levar uns pisões no pé, umas cotoveladinhas e até uns empurrões básicos, afinal, todos querem levar para casa o melhor que NY tem a oferecer!

O Empire State Building é um ícone de NY por ser o arranha-céu mais famoso da cidade. Ele é muito mais que um prédio comercial com 102 andares e dois decks de observação com uma vista exuberante da cidade dos sonhos de qualquer pessoa. O Empire State é parte da história de NY e além do mais, é galã de cinema, pois já estrelou filmes como, Superman, Manhattan e o emblemático King Kong. Ir a Nova York e não chegar pertinho do Empire State, é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo.

Como disse anteriormente, o arranha-céu possui 102 andares e ainda oferece dois observatórios, o ‘Main Deck’ (86th floor), o mais acessível financeiramente falando e consequentemente o mais visitado. O outro deck é o chamado ‘Top Deck’ (102nd floor) e esse meu bem, como o próprio nome já diz, É TOP e o preço, ah, deixa pra lá hahahaha.


O Prédio está localizado em um lugar bastante sugestivo, pois fica na 34th street com a 5th ave. próximo à Macy’s e  Victoria’s Secret, ou seja, atmosfera mais do que convidativa né? Existem “N mil” maneiras de adquirir o ticket para chegar ao topo do Empire State, mas a minha sugestão para turistas que estão com os dias contados na cidade, é comprar antecipadamente tanto no site, quanto em uma agência de turismo de sua preferência, desta forma, você pode evitar filas e consequentemente ganhar tempo.    


Todos reclamam das filas imensas enfrentadas tanto para a compra do ticket no local, quanto para a subida, mas as reclamações vêm mesmo é do desconforto ao chegar no observatório por conta da multidão, das grades e muretas de proteção que atrapalham de forma considerável a visão, entre outras observações. Mas confesso que não tenho o que reclamar, a não ser do frio congelante. Visitei o Empire State no final de Janeiro e tive uma sorte que foi um presente do destino, pois apesar de ter bastante gente não foi algo impossível de se locomover, estava até tranquilo e consegui capturar imagens de vários ângulos.

                         
                         




Eu fiquei tão anestesiada ao chegar no topo (ou pelo menos quase lá) que sinceramente não sei se essa foi uma  sensação particular ou se realmente o observatório estava em um dia meio “zen” mesmo. O Empire State é muito mais que uma vista maravilhosa e estar dentro ou no topo dele, significa a imersão de forma detalhada na história de uma das cidades mais inspiradoras do mundo inteiro, em razão disso, se tornou um verdadeiro ‘landmark’.  É o lugar ideal para sentir as batidas do coração de NY, pois a vista do Empire State é um sonho real transmitido em 360° aos visitantes.


               



Outro landmark de NYC é o Rockefeller Center, um complexo de edifícios com a proposta de mostrar aos turistas um pouco da história do desenvolvimento artístico, científico e industrial, mas nesse momento vamos focar mesmo no GE Building que apresenta em seu topo (70th floor) um deck de observação, o TOP OF THE ROCK!  


O Rockefeller localiza-se na 50th street. entre a 5th ave. e 6th ave. no centro de Nova York. Mesmo que você não tenha a intenção de chegar ao topo, vale uma visita ao local, que por sinal já é considerado uma atração turística principalmente no inverno, pois tem uma praça onde são montadas uma pista de patinação e uma árvore de natal gigantesca que fazem valer a pena a diversão e a vista!

O Rockefeller apresenta uma rotina bem mais organizada que o seu concorrente Empire State, portanto, na grande maioria das vezes os turistas conseguem comprar os tickets no momento da visita sem enfrentar grandes filas, - acesse o site para mais informações. O deck de observação é dividido em três andares, o que possibilita uma maior circulação, evitando a concentração de pessoas em um único lugar. E a grande vantagem em relação ao Empire State é que a proteção é através de placas de vidro até o chão, como se fosse uma vitrine, o que colabora para uma visão sensacional.





O elevador que transporta os turistas até o topo já é uma atração à parte, pois tem um teto de vidro e durante a subida é apresentado um vídeo bem atrativo. Ao chegar no Top of the Rock propriamente dito, a imagem já é fascinante! Subir no Empire State é surreal, mas somente do Top of the Rock, você conseguirá vê-lo e ter a sensação de poder tocá-lo. Além disso, é possível ter uma visão privilegiada do Central Park inteiro! Outro ponto positivo, é que no último deck de observação não existe sequer proteção de vidro. Toda aquela vista linda está inteiramente à sua disposição em 360° livres de qualquer tipo de empecilho para capturar o melhor de NY.




Embora o Top of the Rock não seja tão alto e famoso quanto o Empire State, a vista não deixa a desejar em absolutamente nada, pois do alto dos dois arranha-céus é possível observar o dinamismo que toma conta de Manhattan. Tudo se completa com perfeita harmonia, seja do alto do Empire State Building ou do Top of the Rock. Esteja preparado para se deparar com um cenário fascinante e digno de PARAÍSO, afinal, não é por acaso que Nova York ostenta o título de CAPITAL DO MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário