segunda-feira, 27 de outubro de 2014

NÃO CONTÉM GLÚTEN – CELÍACOS VIAJANDO PELO MUNDO!

Resumidamente, glúten é uma proteína encontrada nos grãos de trigo, aveia, cevada e centeio e sua função principal é dar elasticidade a alimentos como pães, pizza, bolos, entre outros. Cerca de 1% da população mundial apresenta uma doença herdada geneticamente chamada DOENÇA CELÍACA (DC) e o único tratamento para tal, é a completa retirada do componente tóxico da alimentação diária.

Descobri que sou celíaca há pouco mais de 12 anos e confesso que viajar requer um planejamento à parte, mas não há nada que o ser humano não se adapte... Existem três pré-requisitos básicos que não podem faltar na check-list de um viajante celíaco. 1- Jamais comprar passagem aérea de voo internacional sem requerer o 'gluten-free meal.' 2- Nunca fazer o check-in em um hotel sem antes pedir o 'gluten-free breakfast.' 3- Não existe restrição para a comunicação, seja ela verbal ou virtual através do help mágico do google tradutor, portanto se você tem alguma intolerância ou alergia alimentar, FALE.

Geralmente quando pedimos informação nutricional de um alimento e perguntamos se o mesmo contém ou não glúten, a resposta é dada de forma natural, “NÃO CONTÉM GLÚTEN” ou “INFELIZMENTE CONTÉM, MAS PODEMOS PREPARAR ALGO ESPECIAL, NO WORRIES!” Raramente o consumidor sairá do estabelecimento sem opção alguma. Essa conscientização generalizada que rolou no exterior no que diz respeito à intolerância alimentar em todos os aspectos, infelizmente é considerada 'baby steps' em nosso país.




Devido ao elevado número de diagnósticos de portadores de doença celíaca e presença predominante de componentes contendo glúten na culinária de diferentes culturas, foi necessária uma reformulação maciça dos menus para que os estabelecimentos pudessem receber seus clientes, e acredite, a obsessão pela qualidade dos produtos livres de glúten lá na gringa é gritante... Além disso, houve uma conscientização não somente sobre a doença celíaca, mas também sobre todos os tipos de intolerância a alimentos, que se estendeu dos restaurantes mais renomados e sofisticados das grandes metrópoles a restaurantes de bairros, de grandes supermercados a mercearias e assim por diante... 

Bloom's

Tem um fato bastante curioso de quando estava morando em NY. Praticamente ao lado do meu prédio havia um ‘restaurantezinho’ chinês, e era tão minúsculo que foi preciso terceiros me informarem que aquilo era um restaurante... Um belo dia resolvi entrar no estabelecimento com um amigo e para minha surpresa, me deparei com um cartaz enorme explicando um pouco sobre os principais tipos de intolerância e deixando claro ao cliente que se caso ele apresentasse algum tipo de restrição alimentar, que expusesse o problema e então os atendentes apresentariam as opções apropriadas.  Me tornei cliente numero 1 e percebi que o progresso realmente havia chegado por toda a cidade




Produtos encontrados no Whole Foods Market - Uma rede de supermercados americana.

Tu-Lu's Gluten-Free Bakery - Sim, todos os produtos dessa padaria são livres de glúten e o melhor - ficava a três blocos do meu prédio. Eu experimentei praticamente todos e claro que foram dignos de receber o selo de qualidade 1000! ;)

Nada mal um brunch em um dia de muita neve no East Village com direito a pancakes, waffles e sanduíches gluten-free não é mesmo? No meu primeiro mês em NY eu tive a sorte de ter conhecido o Gabriel, que também era celíaco, inclusive foi ele quem me apresentou o 'restaurantezinho' chinês.

Antigamente a pergunta era “O que comer?” Mas devido ao leque de opções, hoje em dia a questão em pauta é “Como decidir o que comer diante de tantas possibilidades?” Os viajantes realmente se deparam com o paraíso gastronômico, pois tornou-se absolutamente comum sentar-se em um barzinho e pedir uma cerveja gluten-free, ter o prazer de tomar um chocolate quente acompanhado de um delicioso brownie também gluten-free no Starbucks, comer um hamburger em alguma snack bar, experimentar diferentes sabores de pizza em uma pizzaria, apreciar o ambiente maravilhoso de um restaurante italiano acompanhado de uma bela macarronada e elevar o nível de felicidade frequentando as maravilhosas bakeries e pâtisseries espalhadas pelo mundo afora.

Bistango (Restaurante Italiano) - Fico até emocionada ao ver essas fotos, mas a torta de mousse de chocolate me faz sentir uma emoção à parte - acho que essa foi a melhor sobremesa que eu já comi na vida!


Starbucks Coffee - Quem nunca né? Não há o que discutir, o Starbucks tem o melhor Frappuccino EVER e em Londres eu ainda encontrei gluten-free brownies. Tenho certeza de que isso foi um presente da Terra da Rainha pra mim (?) - SQN!

Esse pedaço de pizza e esse hamburger bun (ambos sem glúten) foram responsáveis pelos meus quase sete quilos a mais em NY e os croissants fizeram parte das minhas manhãs felizes no hotel onde me hospedei em Amsterdam.

Peggy Porschen - PARA TUDO porque essa é a pâtisserie mais fofa de Londres e tem o melhor hot chocolate do universo! Por ironia do destino, somente agora percebi que não tirei uma foto sequer dele. Sorry :(  Não  encontrei muitas opções gluten-free por lá, entretanto, as que eu encontrei já foram suficientes para receberem aquele meu selo de qualidade 1000 citado anteriormente, sabe? 

Le Vin Bistro - Um pedacinho da França em São Paulo e a nítida sensação de realmente estar em um bistro parisiense... Ambiente agradabilíssimo e boa mesa!

Veniero's Pasticceria & Caffé - Esse foi um dos presentes mais especiais que já recebi até hoje! Minhas roomies prepararam uma linda surpresa e encomendaram um gluten-free cheesecake para comemorar meu aniversário...  Foi simplesmente perfeito!!!


Por causa da doença celíaca, eu aprendi a apreciar ao máximo o melhor da gastronomia gluten-free de cada lugar que eu visito. Nós celíacos e demais intolerantes, sabemos o quão satisfatória é a sensação de podermos comer de tudo sem nos preocuparmos. Isso só nos prova que a restrição é apenas alimentar e não social. E como dica final, sugiro que jamais deixe de fazer algo que você deseja muito por causa da alimentação, afinal, não existe limites para descobertas surpreendentes.   

E falando em 'o melhor da gastronomia', esse é o tipo de sobremesa que a gente come com os olhos não é mesmo? Pois bem, o nome dessa maravilha é PAVLOVA  e foi um achado em alguma boulangerie em Covent Garden (Londres). É crocante por fora como se fosse um suspiro e super macio por dentro, óbvio que o sabor não deixou a desejar em momento algum. Dizem que a iguaria foi inventada após uma viagem realizada pela bailarina Anna Pavlova para a Austrália e Nova Zelândia e os dois países reivindicam até hoje sua invenção. Seja lá quem for o criador, só sei que é show! 







2 comentários:

  1. Obrigado por nos mencionar em um post tão bacana e útil!

    Aos que se interessarem a saber mais sobre os pratos gluten-free em nosso cardápio, sugerimos que visitem este post em nosso blog: http://www.blogdolevin.com.br/post/94851053918/se-voce-nao-pode-consumir-gluten-por-motivos-de

    Esperamos te ver de novo em breve! Vc será muito bem-vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por incluir opções gluten-free no menu. Foi um prazer conhecer o Le Vin e será um prazer maior voltar!!! Obrigada mais uma vez......

      Excluir